Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 10 de março de 2011

Centro de Documentação de Autores Portugueses




A Base de Dados de Autores Portugueses, da responsabilidade da Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas, é a maior base de dados biobibliográficos de autores portugueses disponível online, reunindo presentemente mais de 5000 autores. Em permanente actualização, esta base de dados teve origem no Dicionário Cronológico de Autores Portugueses, publicado entre 1983 e 2001, que contemplava mais de 3500 autores nascidos entre o século XII e 1940. Informação sobre autores portugueses que não constavam do Dicionário tem vindo a ser preparada e inserida, de acordo com as solicitações externas e com as necessidades dos vários sectores da DGLB.

A pesquisa inclui biografia, bibliografia activa, excertos de algumas obras, bibliografia passiva, informações complementares e ainda uma listagem de links úteis sobre o autor e a sua obra.

Nos últimos tempos, a base de dados foi alargada aos ilustradores portugueses, encontrando-se algumas entradas já disponíveis. A informação sobre os ilustradores complementa a dos autores de literatura infanto-juvenil, estando em curso um reajustamento técnico que prevê o cruzamento dos dados.

Sem comentários:

Enviar um comentário