Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 10 de maio de 2011

Quero ser escritora, de Paola Zannoner


Um livro extraordinário! E que eu adorei!!

Maria Verónica, uma rapariga de 13 anos, adora escrever, mas, na escola, na disciplina de Língua Materna, sente-se bloqueada. Não sabe como começar uma frase ou até mesmo como acabá-la. Para concretizar o seu sonho, ser escritora, decide entrar num concurso de escrita, no qual tem de escrever uma história. Para escrevê-la baseia-se no seu diário, em que Mia, a sua alcunha ou, como gosta de designar, o seu nome secreto (secreto só até aos 10 anos de idade), vive diversas aventuras, descritas com muita imaginação.
Sean, um adolescente por quem Mia se apaixona, também se inscreve neste concurso. Os dois partilham ideias e vão-se conhecendo ao longo da história. Enquanto Mia vai escrevendo a sua história, também fala sobre o seu relacionamento com Sean e sobre esta amizade que se vai tornando mais forte e íntima. No meio de todas as aventuras que Mia vive (Mia, a cientista; Mia, a pirata; Mia, a pitonisa; Mia, a etruscóloga, etc.), a narradora vai revelando os segredos para se contar uma boa história.

Uma coisa que achei muito engraçada foi o facto de, para cada situação, Mia interpretar um papel diferente, como se fosse uma actriz. Além disso, em cada história existe muita imaginação. Como achei este livro muito divertido, não vos conto o que acontece no fim (nem se o vizinho é um assassino ou não, ou se Mia vai conseguir fugir dos piratas) … quero que sejam vocês a descobrir.

Mariana Lopes Machado, 8ºD

1 comentário:

  1. Uma nota de leitura interessante e cativante, muito pelo facto de ser notório que o adoraste mesmo!...

    ResponderEliminar